O ANO DE 2023
Orixás regentes em 2023.
Normalmente, o Orixá regente de cada ano varia de acordo com o planeta que comanda o ciclo daquele determinado ano. Algumas pessoas guiam-se também pela influência do Orixá que governa o dia da semana em que está o primeiro dia de janeiro. Outras, consultam os oráculos, em geral, os búzios. Acredita-se que o ano de 2023 seja regido por Oxum e Oxalá, apesar de ter também uma influência forte de Nanã.
Oxum, rainha das águas doces, dona dos rios e cachoeiras, é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios. Dona da fertilidade, protetora do amor, a menina dos olhos de Oxalá. Os filhos de Oxum são graciosos e elegantes, com paixão pelas joias, perfumes e vestimentas caras. São símbolos do charme e da beleza.
Oxalá representa a paz e o amor incondicional. É um Orixá apaziguador, de grande poder de realização a partir da união, do equilíbrio e da serenidade. Está presente nos momentos em que a calma e a paz foram estabelecidas. É ele quem rege a paz no ambiente, o silêncio e a tranquilidade. Dessa forma, proporciona a harmonia entre os homens levando a compreensão e o sossego. Essa virtude não se dá apenas entre homens, mas também com as forças da natureza. Os filhos de Oxalá possuem grande capacidade de liderança, tornando-se, normalmente, líderes em suas comunidades ou no ambiente de trabalho.
Nanã é um importante Orixá feminino relacionado com a origem do homem na Terra. O seu domínio se relaciona com as águas paradas, os pântanos e a terra úmida. Do ponto de vista divino, sua relação com o barro, mistura de água e terra, coloca essa divindade nos domínios existentes entre a vida e a morte. Os filhos de Nanã são os reis da paciência, fazem tudo com calma e no seu tempo, característica de quem tem consciência da eternidade. Pessoas de pulso forte, que acreditam que é preciso firmeza para resolver os problemas. Afetuosas, dedicadas, sensíveis, fazendo de tudo pela pessoa amada mesmo durante os momentos de crise. São fãs do diálogo, gostam de resolver tudo com base na conversa, sem dar espaço para especulações, fofocas, ciúmes e outras bobagens.
Pela numerologia, o ano de 2023 será um ano 7 (2+0+2+3). Um ano de busca de autoconhecimento, assuntos espirituais, filosóficos e metafísicos. Haverá uma tendência natural a querer estar só, a questionamentos e crescimento espiritual. As questões pendentes serão resolvidas mesmo que haja a necessidade de aceitar mudanças nas antigas maneiras de pensar. Conceitos estabelecidos e arraigados exigirão que estejamos abertos e acessíveis a mudanças e ao novo.
Poderão surgir novas tendências na moda. As terapias holísticas ganharão uma maior valorização e haverá um crescimento nos estudos e pesquisas científicas. Aproveitem essas boas energias que Oxum, Oxalá e Nanã nos reservam!
Norma Estrella - normaestrella7@gmail.com www.espacoalternativolenaluz - 22 99291-5458