PRESIDENTE



A UMBANDA É VERDADE, É UMBANDA!

O Fundamentalismo religioso aos poucos vem se enraizando no Brasil. Os meios de comunicação estão perigosamente passando às mãos de “Evangelicos Radicais”, e também, aos poucos, a política vem cedendo às pressões das chamadas “bancadas evangélicas”.

Caberá ao Estado Brasileiro, reafirmar com a devida urgência e vigor o, seu caráter laico. Acredito que esse seja um excelente momento para se começar a separar o trigo do joio. Recentemente, os jovens nos deram grandiosas lições de vida. Num determinado momento, os nossos jovens usaram de suas energias e forças na busca de mudanças na qualidade moral dos nossos representantes e dos nossos serviços públicos, num outro momento, esses mesmos jovens de forma ordeira e exemplar, ao receberem a visita do Papa Francisco, desarmam seus Espíritos e se doam à beleza da espiritualidade de forma emocionante, demonstrando a grandeza do senso de religiosidade da nossa gente.

Tudo é muito bonito e importante em seu tempo e em seu lugar. A mistura de convicções religiosas com ideologias políticas é muito perigosa. Muita gente morre nesse “mundão de meu Deus”, vitimados por esse “câncer ideológico”. A denominação de “Bancada Evangélica”, deixa no ar, um ranço dessa desastrosa mistura. No meu modesto entender, esse “palavreado” deveria ser retirado do dicionário do Congresso Nacional. Entendo que esse tema mereça atenção e tratamento cauteloso e responsável, por parte dos nossos representantes políticos. O nosso Brasil, tradicionalmente, sempre teve índole eclética e pacífica, todas as convicções religiosas conviviam em harmonia. Não podemos agora aceitar um retrocesso ao fundamentalismo religioso. O Maniqueísmo é uma filosofia dualística fundada na divisão do mundo de forma simplista: O Bem ou DEUS e o Mau ou o Diabo. É a separação das pessoas em “Nós e Eles”. A dinâmica da polarização do “Nós e Eles” já foi amplamente estudada pela Psicologia no mundo todo e desde a idade media. Esses dois grupos são mais facilmente manipulados e podem desenvolver sentimentos de hostilidade completamente irracionais. O momento é muito oportuno para começarmos a botar as nossas ‘“barbas de molho”.

Temos assistido ao redor do mundo, milhares de irmãos morrerem em batalhas travadas por divergências de convicções religiosas. Aos nossos representantes no Congresso Nacional, fica aqui o nosso respeitoso grito de alerta: não permitam que o maniqueísmo, essa espécie de “câncer ideológico” , se instale em nossa Pátria! Os “novos bispos, em suas igrejas eletrônicas”, procuram incutir nas cabeças de suas “ovelhas” que, aqueles que não professam suas crenças, são inimigos deles, simples assim. Incutem nas cabeças desses irmãos, o sentimento separatista, fazendo-os acreditarem que são seres do Bem, aliados de Jesus Cristo. Enquanto os Espíritas, Umbandistas e Candomblecistas, por exemplo, são seres do Mal, aliados do Demônio. Esses pastores cibernéticos, verdadeiros mercadores da Fé, de forma sistemática, plantam nas mentes de pessoas humildes e simples, pessoas do bem, o sentimento da separação dualista do “Nós e Eles”. Semeiam deliberadamente nas mentes das suas “ovelhas”, a semente da discórdia.

Manoel Alves

RIOCAMP
Copyright © 2020